Crimes cometidos em rede
A INFLUÊNCIA DAS REDES SOCIAIS NO DIREITO
SUBTEMA: CRIMES COMETIDOS EM REDE
1 INTRODUÇÃO
2 CONCEITO DE CRIMES VIRTUAIS
Assim como os crimes tradicionais, os cibercrimes podem assumir várias formas, usando métodos diferentes de acordo com as habilidades e os objetivos do criminoso cibernético. Podemos caracterizar os crimes virtuais como os atos ilicitos que são praticados com auxílio da informática ou dentro do espaço digital.
Para compreender melhor o conceito de crimes virtuais podemos dividi-los em duas categorias:
2.1 Crimes virtuais do tipo I Exemplo desses tipo de crimes virtuais incluem o phishing, o roubo ou a manipulação de dados ou serviços através de pirataria ou vírus, roubo de identidade e fraude no setor bancário ou de comércio eletrônico.
2.2 Crimes virtuais do tipo II
Podem ser assédio e molestamento na internet, violência contra crianças, extorsão, chantagem, manipulação do mercado financieiro, espionagem empresarial complexa ou até mesmo execução de atividades terroristas.
3 PRINCIPAIS CRIMES COMETIDOS NO ÂMBITO DAS REDES SOCIAIS
A marioria dos crimes cometidos através da internet começam por meio das informações que os usuários trocam, uma parte do problema está nas infomações recebidas, mas a maior parte destes está nas informações divulgadas por meio das redes sociais, facilitando a ação de criminosos.
Segundo a pesquisa divulgada pela Safernet Brasil, instituição nacional formada por um grupo de cientistas da computação, professores bacharéis em Direito e pesquisadores, o Facebook deve se tornar em 2013 a rede social com maior número de denúncias de crimes a violações a Direitos Humanos na Internet brasileira. O Segundo a pesquisa, somente no ano de 2012, 11.305 endereços hospedados na rede social foram denunciados a CND(Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos).
3.1 Leis para combater crimes virtuaís O direito não é imutavél, modifica-se a medida que a sociedade se transforma. Sendo