Contabilidade
Os elementos que constituem o patrimônio estão em constante mutação, devido, principalmente, às atividades operacionais que as entidades executam. Esses eventos, que provocam alterações no patrimônio das entidades,são denominados “Fatos Contábeis”. Os fatos contábeis são classificados em: – Fatos contábeis permutativos ou compensatórios; São os fatos que modificam o valor dos bens, direitos e obrigações sem, entretanto, alterar a situação líquida do patrimônio. Subdividem-se em:
a) Permutativos entre elementos ativos: representados pela mutação (+A – A).
È o caso de compra de mercadorias á vista, pois diminui um elemento ativo (dinheiro) aumentando, em seu lugar, um outro elemento ativo (mercadorias).
b) Permutativos entre elementos passivos: representados pela mutação (+P – P).
É o caso da troca de uma obrigação por outra, de diferente espécie. c) Permutativos entre elementos ativos e passivos: representados pelas mutações (+A + P) e (- A – P). Podem aumentar os totais do ativo e do passivo, chamamos aditivos, como é o caso da compra de mercadorias a prazo, pois aumenta um elemento ativo (mercadorias) e um passivo (conta a pagar) ou diminuir, chamamos substrativos ou redutivos, onde temos, por exemplo, o pagamento de uma dívida pois diminui um elemento ativo (dinheiro) e um passivo (conta a pagar). – Fatos contábeis modificativos; São aqueles fatos que alteram o patrimônioe também a situação líquida das entidades. Se o fato aumentar a situação líquida será chamado de aumentativo e se reduzir a situação líquida será chamado de diminutivo. Os fatos modificativos diminutivos são representados pelas mutações (- A – SL) e (+ P -SL). Exemplos: provisão da folha e pagamento de lanche. Os fatos modificativos aumentativos são representados pelas mutações ( + A + SL) e (-P + SL). Exemplos: rendimento de aplicação e aumento de capital com