Danca
A Malícia da Raposa
O Leão que é o Rei da floresta convidou a bicharada inteira para uma festa em seu palácio. O primeiro a aparecer foi o urso.
Vendo a caverna cheia de ossos de caça e aquela terrível carniça, tapou o nariz. O Leão ficou furioso e deu-lhe um tabefe no pé do ouvido. Foi um só. - Seu patife ! entrar no meu palácio de mão no nariz!
E matou-o. Logo em seguida aparece o macaco. Sente o mau cheiro, vê o urso por terra, compreende tudo e diz;
- Que formoso palácio! Quanto asseio reina aqui! E como é perfumado o ar! Parece-me que estou num jardim maravilhoso, florido de lindas rosas!... O Leão, enfureceu-se de novo.
- Estás caçoando de meu palácio? Estás brincando com teu Rei? Pois toma lá..
E matou-o com um só tabefe.
O terceiro convidado a vir a festa foi a raposa. Como é espertíssima , ao ver o urso e o macaco mortos ali caídos no chão, percebeu que na casa do Rei não é de bom tom e aviso ser sincero demais, nem lisonjeiro fora da conta.
E preparou uma escapatória daquelas.
- Então , exclamou o rei, que achas do meu palácio?
-para falar a verdade, disse a raposa, não posso dar opinião majestade. Venho da luz do sol e pouco estou enxergando aqui dentro...
- E O cheiro?
- Também não posso ajuizar sobre isso majestade! Porque estou com o nariz totalmente entupido devido uma forte gripe...
E nada lhe aconteceu.
Fábulas (Monteiro Lobato -1952)
O galo que Logrou a Raposa
Era uma vez, num lugar muito distante daqui , um galo, que ao perceber a aproximação da raposa, correu para cima do seu poleiro.
A raposa ficou chateada com tamanha estripulia, e disse;
Danado desse galo, deixe estar, seu malandro! Já te pego...
E em voz alta a raposa fala;
- Amigo galo! Vou lhe contar uma grande novidade. Acabou aquela guerra entre os animais. Lobo, Cordeiro, gavião, pinto ,onça , veado , raposas e galinhas. Todos agora