Crime Chines
1-Quais os argumentos utilizados pelo advogado Paulo Lauro mostram a fragilidade das provas e possibilitam a absolvição de Arias?
Enveredou pela crítica do trabalho da polícia, afirmando que selecionara um acusado segundo seu capricho, e abandonara pistas relevantes. Em primeiro lugar, era preciso atentar para o gênio irascível de Ho Fung, que o levara a trocar de empregados seguidamente. Outro ponto a se observar era a inveja que despertava na colônia chinesa, pois ele e a mulher eram muito sovinas e estavam subindo na vida. Lembrou ainda a “inimizade capital” entre Ho-Fung e os cunhados, irmãos de Maria Akiau, pois um deles chegara a dizer no calor da hora, no início do processo que estava de relações cortadas com a vítima.
[...]
Na seqüência, passou a bater na tecla de que um indicio material do crime – o paletó escuro encontrado em um terreno baldio próximo ao restaurante- fora rapidamente abandonado porque não ser vivia à tese da polícia. Lançando mão de uma citação do eminente criminalista Ferri, afirmou que abandonar essa prova equivalia a rasgar o “cartão de visita do criminoso”.
Para Paulo Lauro, um crime daquela natureza - a morte de quatro pessoas quase sem resistência não poderia ser praticado por um único individuo, e não deixou de se lembrar do depoimento de Otilia de Oliveira, no seu encontro com um certo Álvaro. Por que não ir atrás desse personagem suspeito?
Um de seus temas centrais foi a imprestabilidade da confissão. Os eminentes cientistas, que a pedido da promotoria havia escrito a carta em que enfatizam a suposta brandura dos métodos empregados pela polícia para obtê-la, ficavam em posição difícil. [...]
Arias de Oliveira foi declarado inocente, por maioria de votos (quatro contra três), reconhecida a insuficiência de provas.
2-Transcreva a descrição de Arias feita pela promotoria. Transcreva a descrição de Arias feita pelo advogado Paulo Lauro. Faça um comentário critico sobre o uso da descrição