Tipologia textual redação forense
Na Redação Forense
Analise livro: O crime do restaurante chinês
A Importância da Tipologia Textual
Na Redação Forense
Analise livro: O crime do restaurante chinês
Trabalho apresentado à disciplina de Redação Forense do curso de Direito do Centro Universitário Fieo, sob a orientação do Professor ANA MARIA DE PINHO.
SUMÁRIO
Introdução
O trabalho a seguir, foi feito para termos um melhor entendimento da tipologia textual na redação forense, com base nisso fizemos a analise baseada no livro ‘ ‘O crime do Restaurante Chinês’’, do historiador Boris Fausto,onde observamos os mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Questões:
1- Quais argumentos, utilizados pelo advogado Paulo Lauro, mostram a fragilidade das provas e possibilitam a absolvição de Arias?
O advogado Paulo Lauro vê como fragilidade das provas a imprestabilidade da confissão, a inconsistência de provas e a relatividade de testes.E usou como um dos argumentos que possibilitou a absolvição de Arias,onde ele foi absolvido por insuficiência de provas, a estratégia de desqualificar as provas periciais,tanto é que ele reúne um parecer contra essas provas periciais e que nele possui criticas aos princípios da Escola Positiva,onde Cesare Lombroso, principal nome dessa escola, estudou o deliquente do ponto de vista biológico. ‘’Os argumentos utilizados pela defesa, foi a apresentação de um arrazoado consistente, recheado de citações doutrinarias e de jurisprudência.
O maior esforço do advogado consistiu em demonstrar a imprestabilidade da confissão. Ele não alega o emprego de violência física, mas uma situação de insuportável constrangimento. Fala do “martirológio” de Arias, mantido incomunicável no gabinete de investigação durante dezenas de dias; lembra o depoimento prestado em juízo por Manoel Custódio