Tipologia Argumentativa Dissertação
A tipologia argumentativa entra na tipologia textual no que se refere a dissertação (base em argumentação).
No caso a dissertação é um estilo de texto com posicionamentos pessoais e exposição de ideias. Tem por base a argumentação, apresentada de forma lógica e coerente a fim de defender um ponto de vista. É a modalidade mais exigida nos concursos em geral.
Dissertação
É uma modalidade de redação ou tipo de composição, escrita em prosa sobre um tema que se devem apresentar e discutir argumentos. Que se caracteriza pela exposição, defesa de uma ideia que será analisada e discutida a partir de um ponto de vista. Para tal defesa o autor do texto dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, os quais utiliza para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.
Estrutura
Dentro da dissertação podem existir descrições, narrações, comparações e também a interferência do autor por meio de digressões e parênteses explicativos, como exemplo obra Os Rougon-Macquart do escritor naturalista Émile Zola.
Organiza-se, geralmente, em três partes:
Introdução - onde você explicita o assunto a ser discutido, com a apresentação de uma ideia ou de um ponto de vista que pretende defender.
Desenvolvimento ou argumentação - em que irá desenvolver seu ponto de vista. Para isso, deve argumentar, fornecer dados, trabalhar exemplos, se necessário. Conclusão - em que dará um fecho coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, a conclusão é uma retomada da idéia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma mais conclusiva, onde não deve aparecer nenhuma idéia nova, uma vez que você está fechando
o texto.
Tipos de dissertação
Dissertação expositiva
É a modalidade de texto explicativo sem a intenção de convencer o leitor, debater, polemizar ou contestar posições diferentes.
Dissertação argumentativa
É modalidade de texto que tenta convencer o leitor sobre algo com