NARRativa simples e valorada
A COMPREENSAO E PRODUCAO ESCRITA DOS ACADEMICOS DE DIREITO DEVEM TER COMO META PRIMORDIAL O
DESENVOLVIMENTO E A HABILIDADE QUE FAÇAM COM QUE ELE TENHA CAPACIDADE DE USAR MAIOR NUMERO DE RECURSOS DA LINGUA PRODUZINHO ASSIM SENTIDOS DE FORMA ADEQUADA A CADA SITUAÇÃO REQUERENTE.
OS GENEROS TEXTUAIS SAO CARACTERIZADOS POR EXERCER UMA FUNÇÃO SOCIAL ESPECÍFICA
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas.
A FINALIDADE DAQUELE QUE ESCREVE- UM ADVOGADO , QUANDO REDIGE UMA PETICÃO INICIAL NESCESSITA EXPOR AO JUIZ RAZOES QUE MOTIVA A ACREDITAR QUE UM DIREITO DE SEU CLIENTE FOI VIOLADO.
SE O MESMO ESTIVER ATUANDO NESTE PROCESSO COM GRAUDE RECURSO DEVERÁ TAMBÉM EXIBIR MOTIVOS QUE SUSTENTAM O RECURSO, MUDANDO ASSIM SEU OBJETIVO E INTENÇAO.
TIPO DE PUBLICACAO- EM QUE SE EXPÕE O TEXTO- A IDENTIFICAÇÃO DO TEXTO JURIDICO NAO É MUITO DIFICIL MESMO PARA QUEM NAO É DO RAMO.
Nao PODEMOS DESCONSIDERAR A INFLUÊNCIA D VEICULO ONDE SE VAI PUBLICAR ESSE CONTEÚDO.
POR EXEMPRE UM ADVOGADO PODE DIZER A MESMA COISA COM TEXTOS BASTANTES DIFERENTES, ELE PODE FALAR DE UMA PETCAO INICIAL QUNTO EM U ARTIGO PUBLICADO EM REVISTA JURIDICA.
PUBLICO ALVO DO TEXTO –CONVENCER OS JUIZES NAO É A MESMA COISA QUE CONVENCER O JURADOS DO TRIBUNAL DO JÚRI. A CONDIÇÃO SOCIAL, A FORMAÇÃO TÉCNICA ESPECCÍFICA, OS VALOR , NAO SAO OS MESMOS PARA OS DOIS GRUPOS
O LUGAR EM QUE O TEXTO É VEICULADO DEPENDENDO DO LUGAR EM QUE O TEXTO É VEICULADO, SUA ACEITAÇÃO PODE SER MAIOR OU MENOR. POR EXEMPLOA LEI PENAL, SEJA A MESMA EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL, SUA COMPREENSAO PODE ESTAR CONDICIONADA A QUESTOES DE ORDEM REGIONAL.
O MOMENTO QUE O TEXTO É VEINCULADO- ASSIM COMO O