Agua pluvial
(Processos de captação, Economia mensal, tipos de utilização)
Com a grande escassez de água que afeta algumas regiões do país, o reaproveitamento de água da chuva pode ser considerado uma boa alternativa. As águas de chuva são encaradas pela legislação brasileira hoje como esgoto, pois ela usualmente vai dos telhados, e dos pisos para as bocas de lobo aonde, como "solvente universal", vai carreando todo tipo de impurezas, dissolvidas e suspensas. Pesquisas realizadas mostram que após o início da chuva, somente as primeiras águas carreiam ácidos, microorganismos, e outros poluentes atmosféricos, sendo que normalmente pouco tempo após a mesma torna-se mais limpa, podendo ser coletada em reservatórios fechados. A água pluvial é um recurso valioso, gratuito, e muitas vezes subestimado, não sendo bem aproveitado para o uso humano. Adotar a captação e reutilização da chuva é econômico, simples e de grande serventia para residências e para toda uma comunidade.
Como reaproveitar a água da chuva?
- Sistema de captação
A forma mais comum para captar água da chuva, é por meio do escoamento do telhado. Para isso, é preciso adotar calhas e coletores e um dispositivo de filtro que descarte as impurezas carregadas pela água.
1. Calha
Ao precipitar, a água da chuva escoa até as calhas instaladas nas bordas do telhado.
2. Filtro
Logo a água passa pelo filtro, que retém as impurezas sólidas contidas no telhado. Como folhas secas, pedras e etc. Esses resíduos podem ser armazenados e coletados.
Filtro Barril
O filtro de barril é um filtro para baixas vazões que pode ser acoplado a pequenos reservatórios ou barris. A água normalmente é utilizada em irrigação