experiencia
Objetivo: Familiarizar-se com os procedimentos de medição de grandezas elétricas DC.
Breve revisão teórica:
a) A corrente elétrica é o resultado do movimento de cargas elétricas, normalmente observado em um material condutor de eletricidade. Quando o fluxo de cargas é constante e ordenado em uma direção, diz-se que a corrente resultante é contínua (DC - direct current, em Inglês). Comumente, representa-se a corrente elétrica pelas letras I ou i, sendo o ampère (A) sua unidade, conforme estabelecido pelo SI .
Quando a corrente varia com o tempo t é representada como i(t).
b) A tensão elétrica por sua vez, está relacionada ao trabalho necessário para mover uma carga elétrica em um campo elétrico. A tensão é a energia potencial por unidade de carga. É representada pelas letras
V, v ou v(t), e tem como unidade no SI o volt (V).
c) Resistência elétrica é a oposição dos materiais à passagem da corrente elétrica, ou mais precisamente, ao movimento de cargas elétricas. O elemento ideal usado como modelo para este comportamento é o resistor. Representa-se a resistência pela letra R, sendo sua unidade o ohm (Ω), porém é muito freqüente o uso de múltiplos como o quilohm (kΩ) e o megaohm (MΩ) .
d) A Lei de Ohm relaciona as grandezas tensão, corrente e resistência nos elementos de circuitos elétricos, através da expressão:
. Como exemplo, veja o circuito divisor de tensão abaixo.
d) Os resistores são comumente identificados por listras sobre o seu corpo, que segue um código de cores conforme ilustrado na figura seguinte.
1
ex.:
•
•
•
•
•
22 kΩ ±5% = vermelho, vermelho, laranja, dourado.
6,9 MΩ ±10% = azul, branco, verde, prata.
120 Ω ±2% = marrom, vermelho, marrom, marrom.
3,3 kΩ ±20% = laranja, laranja, vermelho.
0,1 Ω ±1% = preto, marrom, dourado, preto; ou marrom, preto, prata, preto.
Material de laboratório
a) Placa de montagens: Para montagem temporária de circuitos eletrônicos, utiliza-se uma matriz