O Crime do Restaurante Chinês
2013
UNIFIEO – Centro Universitário Fieo
O Crime do Restaurante Chinês
Osasco/ SP
2013
UNIFIEO – Centro Universitário Fieo
O Crime do Restaurante Chinês
A importância da tipologia textual,
O Crime do Restaurante Chinês, trabalho desenvolvido perante a disciplina de Redação Forense, como parte da avaliação referente ao 3º Semestre.
O Crime do Restaurante Chinês
1- Quais os argumentos, utilizados pelo advogado Paulo Lauro, mostraram a fragilidade das provas e possibilitaram a absolvição de Arias?
O advogado Paulo Lauro mostra sua estratégia de defesa tendo como foco inicial desqualificar as provas periciais, principal triunfo da acusação. Para tanto ele reúne pareceres de médicos que gozavam de prestígio na época e que tinham um posicionamento antagônico à escola positivista (os argumentos encontram-se no parecer dado pelo Dr. Pacheco e Silva e pelo psiquiatra forense Hansel nas páginas 156 a 161 no capítulo 10).
Quando assume a tribuna no julgamento parte para desqualificação do trabalho da polícia, tendo como suporte o processo de investigação incluindo a insinuação de que a confissão havia sido obtida sob tortura. (Isso se observa no trecho extraído página 177, capítulo 11).
"A partir daí seguiu um caminho pela crítica do trabalho da polícia, afirmando que selecionara um acusado segundo seu capricho, abandonando pistas relevantes. Era preciso atentar o gênio propenso à ira de Ho-fung, que o levava a trocar de empregados.
Outro ponto era a inveja que despertava na colônia chinesa, pois ele e a mulher eram pessoas que não gostavam de gastar dinheiro e estava, subindo na vida.
Ainda a "inimizade" entre Ho-Fung e os cunhados, pois um deles chegou a dizer, no início do processo, que estava de relações cortadas com a vítima.
Na sequência, passou a dizer de um indício material do crime - o paletó escuro encontrado em um terrreno baldio próximo ao restaurante - sendo rapidamente abandonado não servindo à tese da