Crime absurdo
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
MODALIDADE DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
DISCIPLINA: Disciplina: Introdução ao Ensino de Geografia
PROFESSORES: Messias Modesto dos Passos, Lucas César Frediani Sant’ Ana e Nathália Prado Rosolém.
ACADÊMICA: Sueli Regina dos Santos -RA 59984- Turma B
BIOPIRATARIA; CRIME ABSURDO CONTRA A BIODIVERSIDADE
O prefixo grego “bio” em português significa vida. Pensando no significado desse prefixo aliado a diversidade e pirataria temos as palavras biodiversidade e biopirataria.
Biodiversidade em linguagem simples significa variedade de formas de vida em um ecossistema. Essa variedade reúne desde micro-organismos até animais e plantas. É um conjunto de espécies que estabelece uma mútua relação na qual cada ser, tem uma função fundamental na composição do ecossistema. Essa função pode estar relacionada à cadeia alimentar ou ainda em outra forma de benefício para a própria natureza. A extinção de qualquer espécie afeta todo o ecossistema e somente a preservação da natureza e da diversidade garante a proliferação da vida.
As indústrias têm focalizado sua atenção nas florestas, para conhecer espécies que podem ser utilizadas como matéria-prima na produção de medicamentos e cosméticos, mas a proliferação de exploração irresponsável pode alterar ou impactar as áreas devastadas.
A Floresta Amazônica, considerada “O Pulmão do Mundo” talvez por sua extensão territorial e diversidade seja alvo das extrações ilegais mais abusivas. Essa floresta é constantemente agredida em sua diversidade.
As queimadas e a extração ilegal de madeira são constantes naquela região que ainda sofre com a biopirataria, um crime absurdo.
A biopirataria é o contrabando de diversas espécies naturais da flora, fauna e também é a apropriação e monopolização indevida dos conhecimentos das populações tradicionais no âmbito do uso dos recursos naturais sem pagamento de royalties (valor pago ao