Criatividade na escola
Empresas e colégios diversificam a oferta de material escolar para atrair os estudantes
Materiais mais atraentes, curiosos e tecnologia de ponta formam o tripé das inovações que as escolas particulares e públicas vão adotar neste ano para tentar prender a atenção da garotada. De kits de experiência para física e biologia ao uso de projetores em 3D, há estudos para implementar até iPads em sala de aula.
No COC, recursos tecnológicos de ponta tomam conta da sala de aula desde o fundamental, com mesas digitais que já contam com tela multitoque, têm conexão com a internet e também oferecem animações em três dimensões (3D). Alunos dos últimos anos do fundamental e do ensino médio têm um laptop cada um. “A tecnologia inova para atender à realidade e à necessidade dos alunos”, diz o gerente pedagógico de tecnologias do COC, Adriano Polido.
Mas a principal novidade do COC vai para os cursos do Ensino a Distância (EAD) da rede. A partir deste ano, todos os ingressantes receberão um tablet com o conteúdo do semestre.
No colégio Arquidiocesano Marista, o laboratório de informática foi reformado e novos notebooks vão chegar para o início do ano letivo. O investimento mais pesado, contudo, foi nos kits lego importados, que serão usados nas aulas de ciências ou matemática do ensino fundamental 1 e 2.
“É o Lego Education, que vem com peças para montar sistemas elétricos, por exemplo”, conta Marcus Vinícius de Souza, gerente de Tecnologia e Informática do Arquidiocesano. Segundo ele, o objetivo é desenvolver no estudante habilidades físicas (coordenação motora e Visio motoras), emocionais (paciência e autocontrole), sociais e de raciocínio - além de fazer com que os alunos pratiquem a linguagem e os conceitos de matemática e ciências.
O Arquidiocesano Marista adquiriu 32 novos kits, que trazem montagens para barco a remo, planetário, coração e até cineminha. Os iPads também foram comprados, mas estão em