Criança e mídia
BRINQUEDOS
TEMA: A influência da propaganda de brinquedos na criança
TURMA: Segundo período, cinco anos TEMPO ESTIMADO: Uma semana.
CONTEÚDOS:
Consumismo Infantil
INTRODUÇÃO
O meio de comunicação mais acessível à maioria das crianças é a televisão. As mensagens veiculadas através desse meio exercem um poder muito forte sobre o público infantil. Na televisão, também se observa que as crianças aparecem na mídia com maior frequência, especificamente no contexto comercial, em determinados horários, muitas vezes, a propaganda é feita de forma camuflada, ou seja, aparece como programas infantis e merchandising. O problema que envolve essa questão é o fato da criança ser inexperiente para digerir o que lhe é transmitido pela mídia, sendo assim, facilmente influenciada e persuadida. A programação transmitida pela TV acaba tornando-se um ponto de referência na organização da família, está sempre à disposição, sem exigir nada em troca, alimentando o imaginário infantil com todo tipo de fantasia.
JUSTIFICATIVA
Ao ligar a televisão, a criança assiste entre um desenho animado e outro, anúncios de brinquedos e doces repletos de açúcar. Vão a uma lanchonete e o sanduíche vem junto com um brinde. No supermercado, o pacote de bolacha recheada consta como um produto rico em ferro e sais minerais.
Cabe, principalmente, aos pais conversarem com os filhos, dando o exemplo na própria casa em relação ao consumismo. A educação é um ponto importante que fará toda a diferença, hoje, e principalmente, no futuro. Se os pais tirarem um tempo parta brincar, ensinar e conversar com seus filhos, mais tempo eles ficarão longe da televisão e isso já é um bom começo.
Cabe aos educadores/as desenvolverem trabalhos que possam contribuir para que as crianças desenvolvam a consciência de que precisamos de uma sociedade mais igualitária, em que as pessoas tenham não apenas o direito, mas condições necessárias para usufruírem dos brinquedos na infância de maneira