Influêcia das midias nas crianças
Os meios de comunicação de massa constituem um veículo importante na disseminação de informações diversas, atingindo um amplo e diverso público, podendo gerar alguns efeitos sociais através da influência que exercem sobre o indivíduo, nos levando a questionar como as crianças estão cultural e ideologicamente interiorizando valores e absorvendo atitudes através da mídia, funções estas que podem afetar de certa maneira seu desenvolvimento psicológico, principalmente quando depara-se com retratações vinculadas pela mídia que envolve violência, sexo e situações de conflito familiar.
Piaget conceituou o desenvolvimento como um processo de equilíbrio progressivo, que tende a formas cada vez mais aperfeiçoadas até a aquisição do pensamento operacional formal. O equilíbrio refere-se à forma pela qual o indivíduo lida com a realidade na tentativa de compreendê-la, obtendo como finalidade à adaptação. Piaget explica que o desenvolvimento consiste-se de constantes passagens de um estado de equilíbrio para um estado de desequílibrio, resultando num equilíbrio superior.Assim, a criança se desenvolverá de uma maneira mais eficiente e saberá interagir com o seu ambiente. Ele diz que a moral a ser desenvolvida na criança, faz com que ela construa suas relações no grupo social onde estiver inserida, agindo em conformidade com o código moral do grupo trocando ideias e estabelecendo regras que serão necessárias para o seu convívio social.
A mídia é a responsável pelo comportamento quase incontrolável das crianças modernas?
Segundo Foucault, a mídia participa da constituição de sujeitos e suas subjetividades, na medida em que produz imagens, significados, enfim, saberes que de alguma forma se dirigem à “educação” das pessoas, ensinando-lhes modos de ser e estar na cultura em que vivem.
As crianças não são passivas diante destes meios. Elas se relacionam com o que está a sua volta, elas são mais receptivas das mensagens vinculadas, incorporando o que