Arquitetura grega
As riquezas adquiridas pela Grécia através de vitórias em diversas batalhas foram responsáveis pelas construções monumentais que se seguiram, muitas das quais eram em agradecimento aos Deuses, os templos. A maior parte dos templos foi dedicada a um Deus, esses templos não eram locais de reuniões, como nas religiões ocidentais, as reuniões de culto eram feitas fora deles, por isso, o templo grego visava criar um impacto quando visto de fora, o que de fato conseguiu. A entrada principal se voltava sempre para leste, para através dela as reuniões externas ficarem sob o olhar dos deuses.
Desenvolvimento ¨C A arquitetura grega tem grande importância para toda a história da arquitetura, e deriva da cultura minoica, que teve muita informação perdida, e a micênica que contribuiu também para a origem do templo grego, com o chamado MÉGARON MICÊNICO (sala central). Sala central dos palácios micênicos , antecedida por colunas.Os primeiros construtores se inspiravam em três fontes: Egito, Micenas e a arquitetura pré-arcaica de madeira e adobe ( tijolo cru). A contribuição de Micenas, a mais tangível, foi do corpo central do templo grego ( cella), deriva claramente do mégaron.
O templo dedicado normalmente tinha dentro a estátua do deus, que ficava num recinto fechado do templo, ou santuário ( cella ou nave) onde havia apenas uma mesinha para oferendas. Um pórtico chamado pronave era construído frente à cela no lado leste e habitualmente um outro pórtico chamado opistódomo se situava atrás( lado oeste). A colunata em torno do templo é conhecido como peristilo. O telhado de duas águas, era constituído por uma armação de madeira ( vigamento) e