arquitetura grega
MARILURDES SALETE LUCENA PRAZERES
ARQUITETURA GREGA
TAGUATINGA
2013
ANHANGUERA EDUCACONAL
MARILURDES SALETE LUCENA PRAZERES
ARQUITETURA GREGA
Trabalho de dissertação apresentado à banca examinadora da faculdade de Taguatinga da
Anhanguera Educacional, como requisito parcial a aprovação na disciplina de Estética História da Arte sob a orientação do professor mestre Rodolfo Grilo.
TAGUATINGA
2013
ARQUITETURA GREGA E SUAS CARACTERISTICAS
A arquitetura grega teve seu período mais importante dentre os séculos VII e IV a.C. com destaque para a arquitetura religiosa, com a construção de templos planejados com uma estética rica em detalhes voltados a geometria e a ordem sem perder sua beleza.
Uma das grandes peculiaridades na arquitetura grega desta época era o uso de colunas que traziam um certo rigor e ordem a suas construções. Geralmente os materiais utilizados eram: o tijolo cru, a madeira, e nos templos o mármore.
Assim que a arquitetura grega começou seu florescimento por volta de 776 a.C. as construções eram simples caracterizadas por sua estrutura retangular . Os templos tinham seus núcleos em zona fechada , formados por uma ou mais salas, as esculturas decorativas e as paredes dos templos eram pintadas em cores vivas.
Templo dedicado à Hera em Selinunte, Sicília.
Com o passar do tempo, a arquitetura grega foi se aperfeiçoando, adquirindo traços e conhecimentos de outro povos. Tal conhecimento os fez aprimorar suas técnicas, e como consequência se tornaram os primeiros povos a buscar sempre o realismo em suas obras preocupando-se sempre em retratar a natureza como ela é.
Outa característica interessante na arquitetura grega eram os pequenos detalhes criados para facilitar um pouco o trabalho. como por exemplo pedras que eram esculpidas de forma que se encaixassem sem que fosse necessário o uso de argamassa.