Roteiro de estudos fisiologia
Contração Muscular
Como acontece a contração do Músculo esquelético? O receptor sensitivo capta o estímulo elétrico para iniciar a contração, esse estímulo é levado pelo neurônio eferente, este, faz sinapse com o neurônio intermediário (SNC produz a resposta), a resposta é levada pelo neurônio eferente até as terminações axiais que é onde se encontra os botões sinápticos. Dentro do botão estão às vesículas cheias de acetilcolina, essas vesículas são excitadas pelo estimulo e se abrem por exocitose liberando a neurotransmissora acetilcolina. A acetilcolina passa pela fenda sináptica até o músculo, assim entra Na e sai K do músculo levando a contração.
O potencial de ação se propaga por todo sarcolema, fazendo com que o retículo sarcoplasmático libere íons de cálcio que estavam no retículo.
O cálcio se liga a Troponina (proteína reguladora) fazendo a tropomiosina (proteína reguladora) se mover, quando ela gira libera o sítio de ligação da actina (proteína contrátil), a miosina então se liga ao sítio e ocorre a chamada ponte cruzada, que desencadeia os mecanismos de filamentos deslizantes e faz os sarcômeros se encurtarem, a miosina então sobrepõe a actina (filamento grosso sobre fino). Isso é a contração e ela só cessa quando o cálcio é liberado e a tropomiosina volta a cobrir o sítio de ligação na actina.
Estrutura de um sarcomero:
Disco Z: Sitio de ligação de filamentos finos (actina)
Banda I: só tem filamentos finos
Banda A: Local de sobreposição de actina e miosina (filamentos grossos e finos)
Zona H: Só tem filamentos grossos (miosina)
Linha M: Sítio de ligação de filamentos grossos. (miosina) OBS: ponto motor é a junção neuromuscular que está localizada dentro do ventre do músculo.
A miosina possui duas cabeças, uma se liga a actina a outro se liga ao ATP.
A banda I se encurta durante a contração.
Músculo Liso:
Contração: O potencial de ação abre os canais de cálcio (vem do reticulo sarcoplasmático e do líquido extra celular-