Arquitetura grega
INTRODUÇÃO
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
PERÍODOS DA ARQUITETURA
Período Arcaico- Séc. VIII a.c. a V a.c.
Desenvolvem-se os princípios da arte grega.Aparecem os elementos básicos das construções gregas, assim como das ordens arquitetônicas.
Período clássico- 2ª metade do séc. V a.c e séc. IV
É o período de maior esplendor, chamado século de Péricles. Assistiu a um grande desenvolvimento da literatura, direito, filosofia, astronomia, comércio e táticas militares.
Período helenístico -Séc. III a.c. ao início da era cristã
Período de decadência.Fusão de ideias e culturas de outras civilizações da antiguidade.
ESTILOS DE ARQUITETURA GREGA
DÓRICO-Estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza.Apresenta um aspecto sóbrio, pesado e maciço, traduzindo assim a forma do homem.
JÔNICO- O mais elegante, este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo era o uso de base circular.Pelas suas dimensões e formas esbeltas, traduz a forma da mulher.
CORÍNTIO- Pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.Sua base era mais trabalhada, simboliza a ambição, a riqueza, o poder, o luxo e a ostentação.
A principal manifestação da arquitetura grega foram os templos. O fato de serem politeístas e de acreditarem na semelhança entre deuses e homens, criou uma expressão religiosa singular no Mundo Grego, sendo que os templos dos mais variados deuses se espalharam por todas as cidades gregas. Os edifícios públicos também têm importância arquitetônica e refletem as transformações políticas vividas pelas principais cidades gregas, como Atenas.
O Partenon de Atenas é, basicamente, um templo de estilo dórico, no