a criança e a midia
Feilitzen, Cecília von & Carlsson, Ulla (orgs.) - Cortez / 2002 – 552p.
Com 39 artigos de autores de 23 países, discute a relação da criança com os meios de comunicação. Aborda o uso da televisão, do jornal, do rádio e da internet pelo público infantil, apresenta dados estatísticos dos países participantes,analisa a imagem estereotipada da criança na mídia, mostra a participação infantil, como produtores engajados, nos meios de comunicação de diversas partes do mundo e relata experiências de educação para a mídia no Canadá, na África do Sul, na Europa, na América Latina e na Índia.
Os equipamentos audiovisuais já vem sendo utilizados crescentemente pelas escolas nos últimos anos. O rádio, as vitrolas/ aparelhos de som, a televisão e o vídeo. Entretanto, pouco se discutiu nas escolas sobre o uso pedagógico adequado para esses equipamentos, o que os tornou sub-utilizados e não permitiu a escola acompanhar e se integrar de vez à linguagem e aos meios audiovisuais. Essa ausência de reflexão acaba por afastar a possibilidade das tecnologias contribuirem com a formação de alunos-cidadãos, críticos e criativos para desenvolver uma vivência social em um mundo onde já estavam presentes nas relações sociais informações mediadas por dispositivos cinematográficos. Fragilizou-se então a análise crítica das mensagens e do uso dos multimeios.
Integrando as mídias na construção do conhecimento na escola
Com a integração das várias mídias no computador, e sua proliferação para todas as dimensões da vida, a escola precisa urgentemente compreendê-lo e incorporá-lo enquanto ferramenta pedagógica básica para uma grande parte das tarefas escolares. Ele é dotado de um "pseudo-cérebro" capaz de executar tarefas seguindo instruções previamente estabelecidas. Ele é multitarefa, executando programas para trabalho, estudo e lazer, transformando-se em diferentes ferramentas. Ele dispõe de diferentes formas para apresentação da informação, unindo sons,