crf 1 e 2
No exercício anterior, ele adquiriu o comportamento de pressionar a barra , com isso ele foi modelado. Assim, entrando no CRF ( reforço contínuo e intermitente). O reforço de acordo com Moreira e Medeiros , ele diz que todo comportamento há uma consequência que é controlado , podendo voltar a acontecer, sendo assim o reforço é uma consequência que pode aumentar a probabilidade de se repetir tais comportamentos. Além disso ele registra que com o aparecimento de um novo comportamento apresentado de pressão a barra, ocorre uma diminuição de outros comportamentos que não foi reforçado.
"Cada vez que o animal pressiona uma barra, uma gota de água lhe é dada.. podemos dizer que o comportamento do ratinho é controlado por suas consequências, ou seja, pressionar a barra é mantido porque continua produzindo a mesma consequência" (Moreira e Medeiros,2007, p.50).
Um exemplo é um namorado todo apaixonado que realiza todas as vontades de sua amada. Ele não nega nada a ela, sempre que o comportamento da namorada ”pedir algo” é emitido, ele é reforçado.
Objetivo
As sessões de CRF têm como objetivo de fortalecer o comportamento adquirido de pressão à barra e avaliar o efeito sobre o comportamento do sujeito. Os resultados observados são comparados com o exercício de Nível Operante e CRF 1, e após comparados CRF 1 e 2 .Este comportamento é reforçado através da disponibilização da gota d'água da caixa, quando houver pressão a barra.
Assim que ele pressiona a barra e é liberada a primeira gota de água , observa-se que ele aumenta sua frequência a este comportamento.
Procedimento
O exercício de reforço contínuo foi realizado em duas sessões (CRF parte I e II), nos dois dias 25/03 e 01/04 os procedimentos foram iguais. Em ambos as experimentadoras prepararam a bancada ,foi trazido do Biotério o