informaçoes de farmácia
De acordo com a Resolução CNE/CES 02 de 2002 o farmacêutico generalista pode assumir a responsabilidade técnicas de indústrias farmacêuticas.
O farmacêutico generalista pode exercer atividades em análises clínicas?
O farmacêutico com a formação generalista pela Resolução CNE/CES 02 de 2002 tem o direito de exercer as atividades em análises clinicas independente da realização de curso de especialização ou do título de farmacêutico bioquímico, de acordo com a Resolução 430/2005 do Conselho Federal de Farmácia.
Quais as áreas de estágio devem ser contempladas na formação do farmacêutico?
A formação do Farmacêutico tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos para atuar nas três grandes áreas medicamentos, análises clínicas e alimentos.
Qual a carga horária dos estágios curriculares?
A carga horária deve ser no mínimo de 20% da carga horária do curso como está nas diretrizes do CNE/CES de 2002.O estágio deve apresentar uma programação previamente definida, em razão do processo de formação subsidiando o perfil do egresso desejado pela instituição. Para fundamentar esse posicionamento, o relator citou a diferença que a legislação estabelece entre drogaria e farmácia. A primeira, ponderou, é uma espécie de farmácia com atividades limitadas. Naquele tipo de estabelecimento, há dispensa e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais. Já a farmácia, além de efetuar dispensa e comércio de drogas, também abriga as atividades de manipulação de medicamentos.
Sobre a interpretação do dispositivo aplicado pela Turma no julgamento, escreveu o ministro relator: “Ao estabelecer a restrição do artigo 20, referiu-se a lei apenas a farmácias, sem mencionar as drogarias. Tratando-se de norma restritiva de direito, e de constitucionalidade questionável, sua interpretação deve ser