Modelo Relatório Reforçamento Contínuo
OBJETIVO.
Neste exercício busca-se observar o comportamento de pressão à barra após a introdução de uma consequência especial, a obtenção de uma gota d’água.
PROCEDIMENTO.
Primeiramente, e importante salientar, o sujeito experimental S – 37, um rato da linhagem Winstar, macho, privado de água por 30 horas, foi exposto à sessão de treino ao bebedouro e modelagem, visando, com este experimento, consolidar a topografia do comportamento desejado, que é a resposta de pressão à barra, para este fim, utilizou-se a referida modelagem que consiste, em suma, no reforço gradual dos comportamentos que se assemelham cada vez mais ao comportamento terminal desejado. Em nosso caso o comportamento de pressão à barra que tem como estímulo reforçador a obtenção de uma gota d’água. Consolidado este comportamento, o de resposta à pressão à barra e obtenção consequencial da gota d’água em sessão semanal anterior, foi possível a execução do experimento de Reforçamento Contínuo desta mesma resposta.
Realizou-se, então, duas sessões, CRF 1 e CRF 2.
Primeiro, foram checados os materiais e equipamentos, a gaiola experimental foi limpa com álcool para que nenhum odor estranho ao sujeito interferisse em seu responder, a cuba d’água foi colocada, os controles tais como o cronômetro, os botões de liberação de reforço e o de contagem do número de respostas de pressão à barra foram também verificados.
Constatado o funcionamento normal do equipamento, o sujeito experimental S – 37 foi introduzido na gaiola.
Na sessão CRF 1, nos 10 minutos iniciais, foram contabilizadas as respostas de farejar (F), andar (A), erguer-se (E), limpar-se (L), ficar parado (P) e pressionar à barra (/), tais como na sessão em nível operante, nos 40 minutos restantes, foram contabilizadas apenas as respostas específicas de pressão à barra.
A sessão CRF 2 teve o mesmo procedimento inicial, com duração, também, de 50 minutos,