crenças e atitudes
Colaborar
Crenças e Atitudes
Os indivíduos, por meio de suas ações e de sua aprendizagem, adquirem crenças e atitudes que afetam também o comportamento de compra dos consumidores.
Podemos conceituar crença como sendo o pensamento, a impressão que uma pessoa tem sobre alguma coisa. Henrique pode acreditar que os veículos da Volkswagen são econômicos, resistentes, modernos e relativamente baratos em comparação com seus concorrentes. Estas crenças podem basear-se em conhecimento real, na opinião ou na fé de Henrique ou de terceiros. Pode também envolver ou não uma carga emocional. Os fabricantes devem se preocupar em descobrir as crenças que as pessoas têm sobre seus produtos. Estas crenças compõem as imagens do produto e da marca e as pessoas agem conforme suas imagens.
Definimos atitude como a resistência que um indivíduo apresenta às avaliações favoráveis e desfavoráveis, aos sentimentos emocionais e às tendências de ação em relação a algum produto ou idéia. As pessoas têm atitudes em relação a quase tudo: religião, política, roupas, música, alimentação. As atitudes colocam as pessoas em uma situação de gostar ou não gostar de um bem, de aproximar-se ou afastar-se dele.
As atitudes são muito difíceis de serem mudadas. Isso significa que, para as empresas, é muito mais fácil ajustar seu produto e suas estratégias do que tentar mudar as atitudes das pessoas. Aos profissionais de marketing, cabe identificar todas as forças que influenciam o comportamento de compra, visando utilizá-las em favor dos negócios da empresa.
Para discutir: prezado aluno, agora que encerramos a nossa primeira unidade de estudo, vamos discutir um pouco sobre o assunto estudado até aqui. Convido você a participar do nosso fórum enviando seus comentários e conclusões sobre o tema de hoje.
Esta é uma ótima oportunidade para aprendermos juntos através da discussão. Aguardo você lá!
Bibliografia Utilizada:
IWAKURA, Fábio Luis. Comportamento do cliente.