julgamento preconceito e crença
Tema: Julgamentos/crenças e Preconceito
Julgamentos e seus significados!
A palavra julgamento está envolvida em diversos significados e interpretações.
Julgamento em certos casos significa Opinião, juízo, apreciação. Em outros tem o significado de pronunciar um julgamento de uma sentença por um juiz. Podemos citar também o julgamento religioso, seguindo critérios de cada religião.
A palavra julgamento é de significado amplo e pode ser interpretada de diversas maneiras.
Em psicologia esse termo é usado para se referir ao juízo de valor, uma avaliação com base em valores pessoais, para tomar uma decisão ou realizar uma ação.
Em psicologia, podemos dizer que quando julgamos alguém, apontamos defeitos ou erros, e o fazemos a fim de nos sentir superiores .
Podemos dizer também que, ao julgarmos alguém, acabamos nos auto julgando, pois o outro sempre é um espelho de problemas que temos e não obtivemos uma solução resolvida.
Quando julgamos uma outra pessoa, tendemos a não querer mais entender o outro, porque o julgamos e não temos acesso ao pensamento desse outro, pelo motivo de não nos identificamos com ele. E isso, por consequência, gera o julgamento negativo.
Crenças:
Na psicologia, o palavra crença está relacionada a sua própria auto-eficiência, e caeacteriza a crença de alguém em seu próprio poder de agir de modo efetivo.
A formação das crenças:
Podemos adquirir durante nossa vida, crenças e costumes baseados em vários fatores como:
Interiorizar crenças de pessoas que convivemos na infância. Ex: Preconceito e religião.
Pode adquirir crenças, adquiridas por um líder carismático, ou voltadas ao próprio interesse.
A mídia e propaganda também modifica ou faz com que as pessoas adquiram crenças diferentes do que as que já possuem, através da imagem, repetição, choque, beleza etc. Trauma físico. Ex: doença.
As crenças são geradas de pensamentos e informações internas que surgem independente de sua