a aprendizagem significativa de Auzubel
A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Para David Ausubel a aprendizagem deve fazer sentido para a criança, para isso, a nova informação deve ancorar-se em conceitos já existentes na estrutura cognitiva da criança.
A disposição para o aprendizado que a criança traz e a utilização de um material potencialmente significativo possibilitam o novo conhecimento âncorar-se, fixar-se e interagir com o conhecimento que a criança já possuía, tornando a aprendizagem significativa. A esse processo Ausubel deu o nome de Ancoragem.
A nova informação relaciona-se de forma substantiva, não literal e não arbitrária, e âncora-se a outro conhecimento relevante já adquirido pelo indivíduo (conceito subsunçor).
COMO SE DA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
SEGUNDO PIAGET?
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, com seu conceito de Assimilação, Acomodação e Adaptação/Equilibração, com o argumento de que as crianças, desde o nascimento vão construindo e reconstruindo suas estruturas cognitivas buscando uma maiores adaptação ao meio.
VYGOTSKY E O DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
Sociointeracionismo de Lev Vygotsky, com a teoria da Zona de Desenvolvimento Proximal, que indica a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial da criança, a construção do conhecimento aconteceria através desse contato, nas relações sociais do sujeito com o mundo, vindo, segundo sua teoria, o aprendizado viria antes do desenvolvimento.
O CAMINHO DO MEIO ENCONTRADO POR AUSUBEL, QUE VALORIZA O CONHECIMENTO TRAZIDO PELA CRIANÇA E ABRE HORIZONTES DE POSSIBILIDADES.
Já a teoria de Ausubel iria, por uma nova via, um caminho “do meio” entre a teoria piagetiana e a teoria vygotskyana.
Da teoria de Piaget porque essa acreditava em estímulo, resposta e reforço positivo, enquanto para Ausubel a aprendizagem tem que ser significativa para a criança, e os novos conceitos tem que ancorar-se em conhecimentos previamente existentes. Da teoria de