Valores, atitudes crenças
1. INTRODUÇÃO, p. 3 2. VALORES, p. 4 3.1 Alguns tipos de valores, p. 4 3.2 Valores dentro da empresa, p. 5 3. ATITUDE, p. 6 4.3 Atitude em relação ao trabalho, p. 6 4.4 Tipos de atitude, p. 6 4. CRENÇAS, p. 7 5.5 Crenças na organização, p. 7 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS, p. 8 6. BIBLIOGRAFIA, p. 9
1 INTRODUÇÃO
Em uma organização é a cultura organizacional que orienta o foco e indica a melhor forma de agir. Cultura é um sistema de valores, crenças, hábitos, preconceitos e paradigmas que guia nossas atitudes, decisões e comportamento.
Os valores estão diretamente relacionados à ética, honestidade, qualidade, respeito aos funcionários e clientes, responsabilidade, qualidade, transparência e a responsabilidade social. Os valores são a chave da motivação e do sucesso da organização e de seus colaboradores.
Os valores podem ser vistos também como um conjunto de crenças, ou princípios, que:
- Definem e facilitam a participação das pessoas no desenvolvimento da missão, visão e dos próprios valores;
- Definem e facilitam a união da Missão, Visão e valores;
- Facilitam a colaboração entre os empregados;
- Facilitam o comprometimento dos empregados com a organização e com a sociedade.
As atitudes são avaliações, sentimentos e tendências de ação, favoráveis ou não, a respeito de determinado assunto ou pessoa. Atitudes são escolhas que fazemos. Dentro das organizações, as atitudes são importantes porque afetam o comportamento no trabalho.
As crenças operam juntamente com os valores, estes dão suporte à missão e a identidade da organização. As crenças definem o dia a dia das pessoas, como elas reagem a diversas situações e como podem ser motivadas.
2 VALORES
A definição da palavra valores vem de valor e significa que é algo precioso. Portanto podemos defini-la como um principio que temos para classificar a importância de coisas em nossa vida: valorizando ou desvalorizando