Argamassas e cerâmica
REVESTIMENTO DE ARGAMASSA E CERÂMICA – CIVIL II
MANAUS 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
Lourdes Cristina Porfirio da Silva - 20810451
MANAUS 2013
1. INTRODUÇÃO
A opção mais utilizada para revestimentos de paredes e pisos desde a antiguidade é o revestimento cerâmico. A principal característica desse tipo de revestimento é a durabilidade, a facilidade de limpeza e o agradável aspecto estético. No entanto deve-se fazer o correto assentamento dessas placas de cerâmica para garantir que não se desprendam das superfícies as quais foram colocadas.
As normas regulamentadoras que padronizam esse procedimento está descrito nas NBR 7200:1982: Revestimento de paredes e tetos com argamassas – Materiais, preparo, aplicação e manutenção – Procedimento; NBR 8214:1983: Assentamento de azulejos – Procedimento; NBR 13754:1996: Revestimento de paredes internas com placas cerâmicas e com utilização de argamassa colante – Procedimento.
Uma parede revestida com placas cerâmicas é formada basicamente por 6 camadas de materiais diferentes: base, chapisco, emboço, argamassa colante, rejunte, revestimento cerâmico. Primeiramente escolhem-se os materiais, equipamentos e ferramentas, defini- e o número e espessura das juntas estruturais e de movimentação; prepara-se a base com chapisco e emboso; aplica-se o revestimento cerâmico e execução das juntas.
Figura 1. Camadas do revestimento.
2. EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS É muito importante que o assentador, antes de iniciar os trabalhos de colocação da cerâmica, certifique-se de que possui todas as ferramentas e equipamentos essenciais para o assentamento, de forma a poupar tempo e trabalho durante a execução dos serviços. As ferramentas e equipamentos necessários à execução do assentamento de revestimento cerâmico em paredes internas são: linha de nylon, colher de pedreiro, espátula, lápis de carpinteiro, régua de alumínio, nível de bolha, trena, esquadro, nível de