Revestimentos cerâmicos
São produtos industrializados produzidos através de uma mistura de argila e com grande controle do processo de fabricação. São popularmente conhecidos como azulejos, quando aplicados em paredes. As costas das placas possuem garras, para auxiliar na aderência com a superfície onde serão assentadas, e são denominadas de tardoz.
Revestimentos Cerâmicos
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
TONALIDADE: variação da cor em relação à placa padrão. Todas as caixas adquiridas devem ter o mesmo número ou código no item tonalidade. Quando existirem materiais adquiridos em épocas diferentes, as indicações das embalagens quanto a tonalidade e tamanho devem ser comparadas. Se ocorrerem divergências separe por lotes iguais aplicando em áreas separadas.
QUANTIDADE: número de placas cerâmicas existentes na embalagem.
Este valor deve ser conferido cuidadosamente, antes de iniciar os serviços de assentamento. Isto evitará possíveis despesas extras e transtornos para obter a mesma tonalidade posteriormente. O ideal é que sejam comprados 10% de placas cerâmicas a mais do que a quantidade estimada, para garantir futuras reposições.
Revestimentos Cerâmicos
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
ABRASÃO: resistência ao desgaste da superfície, causado pelo movimento de pessoas e objetos.
Para paredes pode ser usado o grupo 0.
Revestimentos Cerâmicos
CARACTERÍSTICAS IMPORTANTES:
ABSORÇÃO: quantidade de água que a placa cerâmica é capaz de absorver. A denominação usual dos revestimentos cerâmicos está relacionada com as características de absorção de água.
Revestimentos Cerâmicos
Finalidade e vantagens do revestimento cerâmico: a) proteção à alvenaria;
b) é anti‐alérgico;
c) facilidade de limpeza
(é higiênico);
d) beleza (possui inúmeras opções decorativas); e) é durável (quando de boa qualidade);
f)
é anti‐inflamável.
Obs: O revestimento cerâmico não pode ser considerado
elemento