Crea e Confea
Crea significa conselho regional de engenharia e agronomia e devido a isso o trabalho será feito baseado no Crea-RJ.
O Crea-RJ, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia é uma autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com sede e foro na cidade do Rio de Janeiro e jurisdição em todo o estado, sendo composto por Plenário (representado pelas instituições de ensino superior e pelas entidades de classe, cujo terço é renovado anualmente), Câmaras Especializadas, Presidência, Diretoria e Inspetorias.
O Crea-RJ exerce o papel institucional de primeira e segunda instância, orienta e fiscaliza o exercício profissional, verificando e valorizando o exercício legal e ético das profissões do Sistema Confea/Crea, visando ser reconhecido pelos profissionais do Sistema e pela sociedade como instituição de excelência por sua atuação ágil, eficiente e íntegra. Tem como função promover a habilitação e fiscalização do exercício profissional, em defesa da sociedade. Com a missão de garantir à sociedade a eficácia de suas ações institucionais, verificando e valorizando o exercício legal e ético das profissões do Sistema Confea/Crea.
Sua estrutura administrativa é dividida em estrutura básica, estrutura de suporte e estrutura auxiliar onde;
Estrutura básica: É responsável pela criação de condições para o desempenho integrado e sistemático das finalidades do Conselho Regional, sendo composta por órgãos de caráter decisório ou executivo, compreendendo: I - Plenário;
II - Câmaras Especializadas;
III – Presidência;
IV – Diretoria, e
V – Inspetorias.
Estrutura de suporte: É responsável pelo apoio aos órgãos da estrutura básica nos limites de sua competência específica, sendo composta por órgãos de caráter permanente, especial ou temporário, compreendendo:
I – Comissão Permanente;
II – Comissão Especial, e
III – Grupo de Trabalho.
Estrutura auxiliar: É responsável