CREA e CONFEA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
CONFEA, CREA E O CÓDIGO DE ÉTICA
ROBERTO RECH
PROFESSOR PAULO ROBERTO QUEIROZ
Introdução a Engenharia Mecânica
Joinville – SC
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o sistema CONFEA/CREA e o Código de Ética profissional, bem como a importância do sistema para os profissionais do meio. O sistema CONFEA/CREA é mostrado de forma que o leitor entenda o principio e o objetivo de ambos. Em sequencia o código de ética profissional mostra algumas das condutas que o profissional deve seguir.
1. CONFEA E CREA
O CONFEA é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, fundado oficialmente em 11 de dezembro de 1933 por meio do Decreto n° 23.569. O conselho federal é o órgão central do sistema profissional, atualmente regido pela Lei 5.194, de 24 de dezembro de 1966, representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações. Sua sede é em Brasília, e possui cerca de um milhão de profissionais registrados em seu Sistema de Informações (SIC).
O CREA é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, atualmente são 27 conselhos regionais integrados ao CONFEA. O CREA-SC foi fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CRE-RS. Sua sede é em Florianópolis, SC, tendo hoje mais de 50.000 profissionais registrados.
1.1 O que fazem? Por quê?
O CONFEA exerce o papel institucional em última instância do Sistema CONFEA/CREA, é responsável por estabelecer normas que regulamentam ou disciplinam a aplicação das leis e decretos pertinentes ao exercício profissional da categoria, decidindo os recursos relativos à regulamentação profissional e às penalidades impostas pelos Creas e por eles julgados em primeira