linha de zincagem
1 HISTÓRICO
Segundo Manual Lumegal, Conforme pesquisas, 20% da produção de ferro e aço são consumidos pela corrosão. Por conseguinte, na tentativa de reduzir este índice, vários processos de proteção foram desenvolvidos e um dos mais antigos e bem-sucedidos é a Zincagem por Imersão a Quente. Em 1742 foi demonstrada pelo químico Melouin a possibilidade de aplicar uma camada de zinco ao ferro em banho de zinco fundido. Em 1824 já se recomendava a proteção para cascos de navios. O processo foi patenteado por volta de 1830 na França e Inglaterra e em 1850 na Alemanha e nos Estados Unidos.
2 INTRODUÇÃO
Nosso artigo abrange um dos processos mais importantes na produção de ferro e aço, é baseado na linha de zincagem do processo de produção da Galvasud CSN. De acordo com o Manual Lumegal, o objetivo principal da zincagem é impedir a corrosão do ferro/aço. O zinco, por ter um poder de oxidação maior do que o do ferro tem a finalidade de proteger o metal base.
O material primário do processo de revestimento da CSN-Porto Real é a Bobina Full Hard, denominação derivada do forte grau de encruamento sofrido durante a laminação a frio, sendo esta obtida após processos de: laminação a quente, decapagem e laminação a frio, todos estes realizados na CSN-UPV. A CSN-Porto Real possui em sua planta a linha de galvanização por imersão a quente, que é responsável por revestir a chapa laminada a frio, Full Hard, com Zn e determinar suas propriedades mecânicas antes de passar pelo processo de estampagem. Esta linha é constituída de: seção de limpeza, forno de recozimento, pote de Zn, forno de Galvanneal, laminador de encruamento, tensor Leveller e seção de tratamento químico.
O processo é dividido em várias seções e no final se espera obter um material revestido e com propriedades mecânicas determinadas. Para garantir a continuidade do processo de imersão a quente, a linha é composta por torres acumuladoras, permitindo que as seções de entrada e saída parem para,