Trabalho Zincagem E Cromagem Pronto
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
PROCESSO DE ZINCAGEM E CROMAGEM
Disciplina: QUÍMICA
Professor: Evandro Scalabrin
Acadêmicos:
Carlos Alberto Fenner
Cristiane Mariele Schneiders
Lenon André Grossl
Horizontina - RS, Junho de 2014.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade apresentar um estudo conciso a respeito dos processos de zincagem e cromagem, procurando esclarecer seus conceitos e principios químicos, bem como suas caracteristicas e etapas de cada processo, juntamente com suas finalidades, vantagens e desvangens. Caracterizando-se por ser um trabalho de natureza explortoria tendo como principal método, pesquisas bibliográficas. O estudo foi realizado por academicos de Eng. De Produção e Eng. Mecânica da Faculdade Horizontina, FAHOR. E se dá, pela suma importancia dos processos de revestimento superficial dos materiais, visando que sua aplicação exige maior resitencia a oxidação, aumentando assim sua aplicabilidade, a sua vida útil.
Zincagem
Zincagem ou galvoplastia é um processo de blindagem onde os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o eletrodo. O objeto cuja superfície usa o pólo negativo de uma fonte de energia, o cátodo, onde ocorrerá a redução do metal que será depositado na superfície, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo.
Neste processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição dos elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual uma corrente contínua passa pelos eletrodos, fazendo com que o metal que dá o revestimento seja ligado ao polo positivo.
Resumindo, a zincagem, galvanização ou eletroformação é todo processo de galvanoplastia em que metais são revestidos por outros mais nobres, geralmente para proteger da corrosão ou para fins estéticos/decorativos, assim, caso ocorra danificação, será sempre mais fácil trocar o material revestidor