Resumo Matem Tica Para Todos
INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DA EDUCAÇÃO
Complemento de licenciatura em matemática didática da matemática
Resumo
Matemática para todos
Fernando Goncalves
Índice
Introdução 3
Matemática para todos 4
Bibliografia 7
Introdução
O saber pensar matemático dar-se-á quando a matemática for trabalhada de forma criativa, crítica e contextualizada. O o que, e o como fazer precisam ser repensados tendo em vista o para que e o quando fazer Educação Matemática.
Todos sentimos, no nosso dia-a-dia, que há mudanças profundas em todas as esferas sociais, e consequentemente nas relações entre a escola e a sociedade. Para que esta transformação aconteça de uma maneira humana, justa e democrática, precisamos de cidadãos conscientes, críticos e inovadores.
Neste processo, o professor é chamado a dar conta destas mudanças e preparar seus alunos para toda esta transformação. Porém, antes de mais nada, o professor, particularmente o professor de matemática é quem precisa estar preparado uma vez que muita coisa mudou o que motivou mudanças no papel da própria Educação Matemática.
É nesta lógica que o presente trabalho se realiza no âmbito da disciplina de Didática da Matemática, com a finalidade apresentar um resumo crítico do artigo “ Matemática para todos” de Abrantes, P. et al (1999). A matemática na educação básica. Lisboa. ME/DEB.
Matemática para todos
Vivemos hoje num mundo em permanente mudança que nos exige cada vez maior flexibilidade e capacidade de adaptação. Hoje em dia, outras exigências de saberes e competências e novos modos de estar e de agir emergem como essenciais. Pensar de forma autónoma, interpretar uma situação nova, demonstrar persistência na resolução de um problema, trabalhar em equipa, interagir com os outros são algumas competências fundamentais a considerar. Por isso Abrantes, P. et al (1999), no artigo acima referido define a matemática como um direito básico de todas as pessoas, que os possibilita responder as