Galvanização
Beatriz Bassotto
Luciana Toledo
1-O que é Galvanoplastia?
A galvanoplastia é um processo no qual uma peça metálica recebe um revestimento com outro metal. Este processo é conhecido como: Douração, Niquelação, Prateação, Folheação, Rodinagem, etc.
Podemos definir também, como a tecnologia responsável pela transferência de íons metálicos de uma dada superfície solida ou meio liquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja metálica ou não. Este processo usa a corrente elétrica sendo chamada de eletrolise.
A galvanização consiste em utilizar dois eletrodos, mergulhados em uma solução eletrolítica ligados a uma fonte de corrente continua. A peça a ser revestida deve estar ligada ao polo negativo da fonte da corrente elétrica [Cátodo], e o Anodo, ligado ao polo positivo, pode ser de um material inerte ou constituído pelo metal de que se quer revestir a peça.
No processo de galvanoplastia as reação não são espontâneas, é necessário fornecer energia elétrica para que ocorra o processo.
A superfície a ser tratada deve estar devidamente limpa, isenta de qualquer resíduo de seu processo de fabricação, bem como óleos, resíduos de lixa, ceras de polimento, etc... E para isso empregam-se soluções decapantes e desengraxantes.
O grande problema do processo é a demasiada deposição e geração de resíduos de metais pesados.
2 - Galvanoplastia no Brasil
Todos os artigos e processos que procedem sobre o tema galvanização, não explicam nitidamente o exato momento em que foi iniciado o processo no país. Por volta da década de 70 foi quando houveram grandes investimentos nesse tipo de industria, e quando começou-se a se relatar sobre isso.
A Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM) é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi fundada em 10 de Setembro de 1974, e congrega nacionalmente os fabricantes de estruturas e de coberturas metálicas de aço, as empresas de galvanização a fogo, e escritórios de arquitetura e projeto de