Ibta
O "EVA" - Economic Value Added (Valor Econômico Adicionado) é a mais direta medida para a criação de valor de riqueza em um negócio.
O EVA alinha de maneira precisa os interesses dos acionistas da empresa com os dos gerentes, de forma que livra a todos das distorções e caprichos das regras contábeis.
Eva é o ganho final depois de descontados os custos do capital utilizado para gerar os lucros. A diferença das medidas tradicionais (lucro, ganhos com ações, retorno sobre investimentos, retorno sobre o capital empregado, etc) é que o EVA não pode ser manipulado nem distorcido.
(*)EVA é marca registrada por Stern Stewart & Co.
O desafio então é explorar o EVA de forma efetiva para aumentar a verdadeira rentabilidade econômica. Isto requer três componentes:
Um sistema de indicadores Um sistema de incentivos Um sistema de administração financeira
Sem estes componentes, seria impossível dizer se um negócio esta tendo êxito ou não ao medir a obtenção de retorno sobre o capital através do tempo. Com esses elementos implantados de maneira apropriada os princípios do EVA conduzirão infalivelmente a empresa para frente, para cima, mesmo que os gerentes enfoquem em objetivos específicos.
Segundo seus criadores, o EVA é a maior e mais categórica medida de desempenho financeiro. As empresas inteligentes a nível mundial estão explorando o EVA para otimizar a criação de riqueza de seus acionistas, colocando como enfoque principal em todas as funções, relatórios, planejamentos e tomadas de decisão, principalmente com o mais novo método de avaliação estratégica "Balanced Scorecard"
PROBLEMAS COM A AVALIAÇÃO TRADICIONAL
Tradicionalmente, são utilizados os seguintes parâmetros para determinar o valor de uma empresa:
Rentabilidade, a identificação de sobra de caixa Lucro por ação - (EPS) Preço por ação - (P/E) Retorno sobre o capital - (ROE) Retorno sobre o investimento - (ROI) Retorno sobre os ativos