CREA E CONFEA
Teresina – PI
2014
Angelo Galvão
Breno Magalhaes
Matheus Passos
Pamella Campelo
CREA e CONFEA
Trabalho como requisito para segunda prova da matéria Tópicos Gerais, ministrada pela professora Terezinha, no primeiro período do curso de graduação para engenharia de produção.
Teresina – PI
2014
Sumário
CONFEA 4
Introdução 4
Objetivo 5
CREA 5
CREA - PI 5
Objetivo 5 Atribuições 6 Fiscalização 6 ART 6
CONCLUSÃO .......................................................................................................................7
CONFEA
1. Introdução
O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil. O Conselho Federal é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.
Em sua concepção atual, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia são regidos pela Lei 5.194 de 1966, e representa também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais. Em seus cadastros, tem registrados cerca de um milhão de profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro, e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializações e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas técnicas e científicas do homem.
2. Objetivo
Sua missão é atuar eficiente e eficazmente como a instância superior da verificação, da fiscalização e do aperfeiçoamento do exercício e das atividades profissionais de engenheiros, agrônomos, geólogos, geógrafos, meteorologistas,