CREA CONFEA
Integrantes:
Rodrigo Rocha Camargo RA:
Samuel Garcia Vieira de Melo RA:
Sara Evelyn Camargo Leite RA:
Vitor Fernandes Martins RA:
Vittor Hugo de Britto RA:
Sumário
História CREA E CONFEA;
Definições e objetivos gerais dos Conselhos
Funcionamento dos Sistemas de Fiscalizações
Benefícios do CREA/CONFEA
Como adquirir CREA e CONFEA
Curiosidades do CREA e CONFEA
Conclusão
Fontes
HISTÓRICO CONFEA e CREA:
Graças ao trabalho de um grande número de lideranças profissionais, em 1933, por meio do Decreto Federal, foi criado e organizado o sistema profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura, instalando-se imediatamente o Conselho Federal e oito Conselhos Regionais;
O Confea surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933, por meio do Decreto nº 23.569, promulgado pelo então presidente da República, Getúlio Vargas, e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
O CREA por sua vez surge através da Resolução n° 2 do CONFEA, de 23 de abril de 1934, criou os oito primeiros Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agrimensura na região norte em Estados como Belém, Pará, Amazonas, Maranhão, Piauí, e, o Território Federal do Acre).
Treze anos após, sensível às legítimas demandas da organização profissional, foi baixado o Decreto Lei 8.420/46, que concedeu aos conselhos maior autonomia e capacidade de “dirimir dúvidas e preencher omissões na regulamentação.” Exercitando essa autonomia, em 1957, através da Resolução n. 114, o Conselho Federal aprovou o primeiro Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura.
Em 1966, como resultado de uma grande mobilização nacional realizada pelas entidades representativas de todas as profissões