A ESTATÍSTICA NA ESCOLA.
WELBERTON RIOS DA SILVA
A ESTATÍSTICA NA ESCOLA.
Feira de Santana
2013
WELBERTON RIOS DA SILVA
A ESTATÍSTICA NA ESCOLA.
Artigo Científico apresentado ao Instituto Pró Saber, como requisito parcial obrigatório para conclusão do curso de Pós-Graduação em Matemática financeira e estatística.
Orientador: Prof. Jan Santana
Feira de Santana
2013
RESUMO:
Este artigo descreve a importância do ensino da estatística na educação básica, sendo coletado o depoimento de professores de matemática e analise de coleções de livros didáticos sobre o tópico da estatística, pois ela é uma disciplina essencial, não só nas salas de aula, porque acompanha o cidadão durante muitas etapas de sua vida, fazendo com que o mesmo se torne um individuo com capacidade de compreender e ser mais critico frente dos diversos tipos de informações que terá acesso.
PALAVRAS-CHAVE: Estatística; Escola; Professores; Livro Didático.
INTRODUÇÃO:
A inclusão da Estatística nos currículos do ensino básico vem se tornando uma realidade nas escolas, tendo em vista as necessidades dos conhecimentos de estatística em nosso cotidiano. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), o ensino da estatística surge no contexto do bloco de conteúdos com nome de “Tratamento das Informações”, tendo como justificativa a demanda social e o frequente uso na sociedade contemporânea, pela necessidade de o indivíduo compreender as informações divulgadas, tomar decisões e fazer previsões que influenciam sua vida pessoal e em comunidade.
Como cita Cazorla (2004 apud BRIGNOL, 2004). Os elementos que compõem o “pensamento estatístico” participam ativamente da vida do cidadão que frequentemente se depara diante de conceitos, às vezes nada triviais, mas que são extremamente relevantes às atividades