Trabalho De Estatistica Para Antonia Vieira
Curso Licenciatura em Pedagogia
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA – 3º
Claudemir da Silva Rocha
Barra do Corda – MA
2014
Claudemir da Silva Rocha
DISCIPLINA: ESTATÍSTICA – 3º
Trabalho apresentado à nota da disciplina Estatística – 3º, do curso de Licenciatura em Pedagogia, ministrada pela orientadora Antônia Vieira.
Barra do Corda – MA
SUMARIO
INTRODUÇÃO 1- CONCEITOS
2- USO NO COTODIANO
3- USO NA EDUCAÇÃO
4- ESTRUTURA DO TRABALHO
5- DESENVOLVIMENTO
6- CONSIDERAÇÕES FINAIS
7- REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
O universo escolar é constituído de vários campos que permitem o seu funcionamento. Ensinar é o propósito final da Instituição, porém para que esta funcione a contento, se faz necessário que todos os seus departamentos falem a mesma língua, e os seus objetivos sejam bem demarcados.
1- CONCEITOS
A Estatística é uma ciência que se dedica ao desenvolvimento e ao uso de métodos para a coleta, resumo, organização, apresentação e análise de dados. A palavra Estatística, derivada do termo latino status (estado), parece ter sido introduzida na Alemanha, em 1748, por Achenwall. A Estatística é encarada, atualmente, como uma ciência capaz de obter, sintetizar, prever e tirar inferências sobre dados. Porém no século XVII em Inglaterra a Estatística era a Aritmética do Estado (Political Arithmetic), consistindo basicamente na análise dos registros de nascimentos e óbitos, originando, mais tarde, as primeiras tábuas de mortalidade.
Ao longo da Idade Média e até ao século XVIII a Estatística foi puramente descritiva, coexistindo duas escolas: a escola descritiva alemã, cujo representante mais conhecido é o economista Gottfried Achenwall (1719-1772), professor na Universidade de Gottingen, considerado pelos alemães como o pai da Estatística, e a escola dos matemáticos sociais que procuravam traduzir por leis a