Pocket Parks
Marlon Manfroi
POCKET PARKS
ESTUDO DE CASO: PALEY PARK – NEW YORK
Porto Alegre, 2014
Marlon Manfroi
POCKET PARKS
ESTUDO DE CASO: PALEY PARK – NEW YORK
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Ateliê de Paisagismo I, no curso de Arquitetura e Urbanismo, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Profs. Ana Maria, Maria Alice, Maria Regina.
Porto Alegre, 2014
SUMÁRIO
RESUMO……………………………………………………...……………………03
INTRODUÇÃO……………………………………………………………….…….04
POCKET PARKS……………………………………………………………….….04
PALEY PARK – NEW YORK……………………………………….…………….06
CONCLUSÃO…………………………………………………….………………..09
REFERÊNCIAS……………………………………………………….……………09
CROQUIS………………………………………………………….………….…….10
RESUMO
Construídos dentro da malha urbana, entre grandes edifícios, os Pocket Parks servem como pequenos refúgios para trabalhadores e pessoas precisando relaxar e esquecer por alguns momentos de suas preocupações da vida corrida de cidade grande, como o trânsito e as exigências do trabalho. Sua área é menor do que a de parques comuns e suas utilidades são mais específicas, características que os diferem. Elementos naturais como árvores, plantas e cascatas d'água são elementos comuns e essenciais nos Pocket Parks, assim como no Paley Park, o primeiro a existir, localizado em New York City. Este Pocket Park surgiu em 1963 e é um dos mais bem sucedidos e convidativos do mundo. Apesar de ocuparem áreas de grande valor, têm importância ao trazer o bem estar social em locais em que ele está em falta.
Palavras-chave: Pocket Park. Paley Park.
INTRODUÇÃO
Dentro de grandes cidades, às vezes torna-se difícil encontrar um lugar para entrar em contato com a natureza e para relaxar esquecendo os problemas da vida urbana e do barulho do trânsito. Foi a partir disso que surgiram os Pocket