PAISAGISMO POCKET PARK
ARQUITETURA E URBANISMO
NAYARA ABRÃO DE ALENCAR SOUZA
VANDERSON PLATAU JUNIOR
INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA EM CENTRO URBANO
CASCAVEL – PARANÁ
2015
FACULDADE ASSIS GURGACZ
ARQUITETURA E URBANISMO
NAYARA ABRÃO DE ALENCAR SOUZA
VANDERSON PLATAU JUNIOR
INTERVENÇÃO PAISAGÍSTICA EM CENTRO URBANO
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina de Paisagismo organização da paisagem junto à edificação, do curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Assis Gurgacz
CASCAVEL – PARANÁ
2015
1 POCKET PARK
O conceito de Pocket Parks não é recente, já existe há várias décadas, mas com o crescimento das cidades os espaços de lazer vão ficando mais escassos, e os Pocket Park significa literalmente "parque de bolso", ou seja, um pequeno parque que geralmente são oásis urbanos rodeados de prédios.
Esses oásis poder ser pequenas praças, ou jardins com vegetações e ou até mesmo não possuir vegetação, isso pode depender se no terreno possui vegetação e o projetista quer manter alguma planta, ou fazer tudo a partir do zero e plantando novas vegetações.
Os princípios básicos são:
1. Que seja localizado na rua para que as pessoas sejam atraídas a olhar e entrar.
2. Que ofereça opções de alimentação boa e a preços razoáveis.
3. Que tenha cadeiras e mesas soltas para que as pessoas possam se sentir a vontade e tenham controle sobre onde desejam se sentar.
4. Uma cachoeira proporciona um foco e um motivo dramático para visitar o parque e seu barulho cria um ambiente pacífico e de privacidade.
5. Tem sombra de árvores no verão porém sua estrutura não é tão profunda ao ponto de evitar a passagem de luz.
6. Lámpadas de calor nas partes superiores para quando fizer frio
Esses espaços permitem que as pessoas que estão de passagem, moram ou trabalham nas proximidades possam descansar no longo do dia, após implantados esses espaços são bem utilizados.
OS Pocket Parks foram criados com a ideia de ser uma sala de estar pública ao ar