POCKET PARK
1 ORIGEM DO CONCEITO DE POCKET PARK
Os Pocket Parks são espaços livres que revolucionaram a paisagem nos grandes centros urbanos nos EUA. Foram idealizados como uma sala de estar pública ao ar livre, e de serviços, apenas máquinas de bebidas e sanduíches. Desde seu princípio foi prevista água em queda como elemento principal, pretendendo assim alcançar a tranquilidade no local, afastando os ruídos da cidade e a loucura da vida nos grandes centros urbanos.
Nada parecido havia sido feito até então, e isso inclui: dimensões, usos, o público e mobiliário. Esse tipo de parque visava pouca manutenção, para alcançar isso propunha área e vegetação reduzidas, cadeiras leves e portáteis (inspiração parisiense), emprego de materiais duráveis, e para garantir a segurança o fechamento noturno.
2 IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
Um dos mais populares e o mais antigo pocket park do mundo é o Paley Park. No coração de Manhattan, o Paley Park é considerado um tesouro da cidade de Nova Iorque.
O parque se mantem sempre cheio de visitantes que buscam um momento de tranquilidade na agitada vida de uma das maiores metrópoles do mundo.
Criado em 1967, esse pocket park surgiu por acaso. Segundo Eduardo Barra (2006), quando William Paley, então presidente da emissora de televisão CBS, decidiu prestar uma homenagem a seu pai, que havia falecido anos antes, comprou um terreno, onde pudesse ser feito um espaço, um memorial, que fosse utilizado por qualquer pessoa.
Barra (2006), conta que para a criação do espaço, William contratou o escritório dos arquitetos e paisagistas Robert Zion e Harold Breen, que tinham ideias diferentes em relação a parques, com pensamentos que iam contra a ideia do governo, de que os parques deveriam ter pelo menos 12 mil m².
Um pequeno terreno na Avenida 53, onde antes se localizava uma casa noturna, foi o local escolhido para a implantação do Paley Park. Com apenas 13mx30m, ele mostrou que era possível sim, ter um espaço público, de