CONTABILIDADE NA ESCOLA E ESTATÍSTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
No caso da contabilidade na escola, mesmo não tendo um contador para essa finalidade temos pessoas cometentes que irão se ocupar de fazer esse trabalho de forma prática e segura e o propósito desse módulo foi de debater a mesma como uma ferramenta necessária para o nosso cotidiano escolar e até pessoal, pois é necessário que saibamos gastar de acordo como o que ganhamos e na escola podemos garantir que quanto maior for a precisão dos números, maior será a possibilidade de aumentar a lucratividade já que a verba quando nos é destinada ela tem um destino e o que comprova esse destino é o balancete que é feito para a comprovação do gasto.
Também aprendemos sobre as aplicações dos recursos destinados a educação, do passo-a-passo da origem e a aplicação dos recursos para garantí-los e solicitá-los com embasamento legal, acompanhar sua remessa a escola, administrá-los e finalmente prestar contas desses recursos aos órgãos competentes.
Esse módulo foi dividido em três unidades: na primeira o surgimento da contabilidade em decorrência da ampliação da atividade e das necessidades humanas; na segunda nos apresentou de onde vem os recursos para a execução do Orçamento Público e a parcela que cabe a educação; na terceira nos mostrou onde o dinheiro recebido deve ser colocado (FUNDEB) FNDE.
Vimos à diferença sobre Contabilidade Comercial e Pública, enquanto na primeira encontramos sócios, na segunda os cidadãos é que são dos donos. Outro fator importante é o Planejamento que é