Estatística Educacional
A estatística na educação é uma disciplina que deve ser analisada de forma bastante minuciosa, pois a mesma é companheira do cidadão durante muitas etapas da vida, todavia a mesma deve ser abordada desde os primeiros anos de vida, fazendo com o mesmo crie um censo critico diante dos diversos dados estatísticos que lhe acompanharam por muito tempo.
Quando abordamos o poder de criticidade do cidadão diante dos dados estatísticos na educação, nos deparamos com uma série de fatores que acarretam a essa concepção, principalmente o desejo de se conhecer as fontes originadoras de determinados dados apresentados. É intrínseco do ser humano querer descobrir a veracidade como também discutir sobre certas coisas que não possuem um fator visível e consciente a que se refere. Daí, as inúmeras indagações diante das proposições que a estatística oferece.
A aprendizagem da estatística desde as séries iniciais do ensino fundamental torna-se fator determinante para a construção desse ser humano crítico e atuante quando se depara a dados estatísticos, portanto é importante demonstrar que o ensino da estatística nas séries iniciais do ensino fundamental contribui para o desenvolvimento do cidadão que passa a analisar com mais criticidade e menos incredulidade dados de diversas pesquisas estatísticas.
Para Gracio e Garrutti (2005. p.01)
Mediante esta realidade, o ensino de Estatística deve tratar de questões da realidade dos alunos, de forma a instigá-los na percepção de como as quantificações estão inseridas nos diversos cotidianos. É por meio da visualização da utilidade prática da Estatística, que os alunos perceberão sua importância no mundo real, ambiente do qual fazem parte.
O problema da pesquisa proposto é de qual forma o ensino da estatística nas séries iniciais do ensino fundamental contribui para o desenvolvimento da criticidade do cidadão quanto as pesquisas estatísticas que lhe são apresentadas.
Para elucidação de tal problemática foi utilizada a