Estatistica
É a ciência matemática envolvendo a coleta, análise e interpretação de dados.
Mais correntemente, Estatística significa enumeração ou informação numérica habitualmente contida em tabelas ou gráficos. Quando se fala em Estatística pensa-se em censos, inventários, amostras ou médias. Em sentido restrito tudo isso se pode considerar uma Estatística.
Num sentido mais lato, Estatística é a ciência que se ocupa da recolha e tratamento de informação.
Objetivo: analisar os dados recolhidos, descrevendo-os e organizando-os para posterior interpretação e eventual utilização na previsão de acontecimentos futuros.
A Estatística divide-se em dois ramos distintos:
Estatística Descritiva, responsável pelo estudo das características de uma dada população; e a
Estatística Indutiva, que generaliza um conjunto de resultados, tendo por base uma amostra de uma dada população ou universo, enunciando a(s) consequente(s) lei(s).
As necessidades que exigiam o conhecimento numérico dos recursos disponíveis começaram a surgir quando as sociedades primitivas se organizaram. Os Estados já utilizavam-se dos métodos estatísticos para registrar o número de habitantes, nascimentos, óbitos, estimar riquezas individuais e sociais, determinar leis para cobrança de impostos e números de homens disponíveis para combater. Estas estatísticas, eram frequentemente limitadas à população adulta masculina.
O primeiro dado disponível sobre um levantamento estatístico foi referido por Heródoto, que afirmava ter sido efetuado em 3050 a. C. um estudo das riquezas da população do Egito com a finalidade de averiguar quais os recursos humanos e econômicos disponíveis para a construção das pirâmides.
Podemos encontrar na Bíblia, livro sagrado, algumas indicações de levantamentos estatísticos:
"Deus manda Moisés numerar as tribos" (livro dos números
1,1-3)
"O Imperador César Augusto ordenou que se fizesse o Censo de todo