cotas
Cotas são medidas de um objeto, imprescindível para o projetista indicar a verdadeira grandeza. Em muitas ocasiões, a pessoa que está lendo o desenho não dispõe de uma régua para medir, e mesmo se tivesse uma cota já adianta o trabalho, fornecendo imediatamente a informação.
O que uma cota pode indicar:
Comprimentos, larguras, alturas, profundidades;
Raios e diâmetros;
Ângulos;
Coordenadas;
Forma (circular, quadrada, esférica), caso a vista não mostre claramente;
Quantidade (ex.: número de furos);
Código/ Referência do produto;
Ordem de montagem;
Detalhes construtivos, observações.
Regras de Cotagem
As linhas dos elementos de cotagem devem ser estreitas e contínuas.
A linha auxiliar deve ser prolongada ligeiramente além da respectiva linha de cota e um pequeno espaço deve ser deixado entre ela e o ponto cotado.
As linhas auxiliares devem ser perpendiculares ao elemento dimensionado, porém, se for necessário, ela pode se desenhada obliquamente (60°).
Deve-se evitar, sempre que possível, cruzar as linhas do elemento de cotagem com outras linhas.
A linha de cota não deve ser interrompida, mesmo que o elemento seja.
As linhas de centro e de contorno, não devem ser usadas como linhas de cota, porém, podem ser usadas como linha auxiliar. Caso se utilize a linha de centro como linha auxiliar ela só deve ser representada como linha contínua após sair do contorno do objeto.
Os limites da linha de cota devem ser feitos de uma das três formas mostradas abaixo.
Tanto a linha de cota quanto os seus limites devem ser apresentados preferencialmente na parte interna, porém quando o espaço interno for pequeno pode-se fazer a representação na parte externa a cota.
As cotas (número) podem ser apresentadas acima da linha de cota ou a interrompendo, caso seja utilizada este último, as cotas serão apresentadas sempre na horizontal.
Desenho da cota
A cota deve ser realizada da seguinte forma:
Acima e paralelamente às suas linhas