Cotas
ÁREA DE: Ciências Sociais Aplicadas
CURSO DE: Administração
DISCIPLINA: Oficina 1
PROFESSOR: Beno Nicolau Bieger
ACADÊMICO: Leonardo Guilherme Fabiani.
COTAS
CONCEITO, INTRODUÇÃO, OBJETIVO, CONCLUSÃO E REFERÊNCIAS
1.Introdução
As ações afirmativas ou sistema de cotas é sem dúvida o assunto mais polêmico quando se trata do ingresso ao ensino superior no Brasil.
No começo do século, eram poucas as universidades públicas que reservavam vagas para candidatos negros e/ou de baixa renda, destaque para a Universidade de Brasília (UnB). Com o passar dos anos, mais e mais instituições públicas de ensino superior passaram a adotar a prática, até que praticamente todas passaram a usar. A medida que seria provisória está se tornando definitiva, já que as universidades perceberam a letargia dos governos federais, estaduais e municipais em melhorar o ensino nas escolas públicas.
2. Significado
Estas ações/cotas, nada mais são do que vagas reservadas a certa classe de alunos.No Brasil existe um projeto de lei que destina 50% das vagas nas universidades públicas (gratuitas) á pessoas que só estudaram em escolas públicas. Dentro do mesmo projeto, ainda será destinado um percentual para afrodescedentes e outro montante para índios, nesse caso chamada de cota racial. O sistema de cotas raciais causa polêmica pela subjetividade no momento da entrevista do candidato, ou seja, quais são os critérios para definir se o vestibulando é negro ou moreno, ou se realmente é índio ou apenas um descendente distante?! Negros que sempre estudaram em escolas particulares devem ter direito a cotas?!
3. Objetivo
De um modo geral, as cotas têm como objetivo a inclusão dos alunos da rede pública no ensino superior. Como há grande diferença na qualidade de ensino entre escola particular e escola pública, apesar de muita polêmica entende-se como justa a criaçãode cotas onde alunos de escolas