cotas
Todos somos iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-lhes a inviolabilidade de direitos à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade, tudo no campo da igualdade formal. No entanto, para que o princípio de justiça possa ser concretizado, é necessário que toda desigualdade histórica seja tratada.
Para vários alunos, as cotas são atualmente a única possibilidade de acesso ao ensino superior:
Foi a possibilidade que nós temos. Eu encontrei alguns alunos e eles me falaram que ficaria mais fácil para passar e nós teríamos essa oportunidade. (Estudante do Curso de Engenharia de Produção)
Ela visa dar acesso à universidade pública que, infelizmente para nós que somos negros e temos uma renda inferior, justamente isso dificulta o acesso. [...] Se não tivesse reserva de cotas eu não passaria no vestibular. (Estudante do Curso de Direito)
Além de propiciar oportunidade aos negros, a implantação dessa medida por algumas universidades federais suscitou muitas discussões sobre o preconceito. Uma das questões mais polêmicas diz respeito à