Cotas raciais
ADMS 1D
Papel da Burocracia nas empresas
A burocracia têm um papel muito importante no funcionamento das empresas, pois é ela que dita a divisão de trabalho, de cargos quais objetivos estão sendo visados e como atigi-los da maneira mais eficiente. Ela também define autoridades e a hierarquia nas empresas.
Tudo nas empresas é padronizado (normalmente), como: rotinas, tarefas, foco principal, acompanhamento do mercado, sistema de funcionamento, impessoalidade de cada cago, meritocracia e profissionalização dos funcionários. Essas são as características principais da burocracia.
Seus pontos positivos são: Racionalidade, divisão precisa de cargos, menos atrito entre pessoas por tarefas, benefícios estabelecidos, confiabilidade, entre outros. O tipo ideal de burocracia segundo Weber é de formalidade (sistema de normas, autoridade usa seu poder com coerência visando um fim), impessoalidade (cargos têm poder, pessoas apenas os ocupam e seu poder é por tempo limitado) e profissionalismo (funcionários fazem o quem devem fazer, de acordo com o que foi estabelecido na divisão de tarefas).
Os poderes também podem ser dividos em Coercitivo (é baseado em punições; alienatório, controla o comportamento), Manipulativo (é baseado em recompensas; calculista, obediência interesseira; comportamento controlado por barganha) e Normativo (é baseado em crenças; realizar tarefas que os funcionários acreditem que possam ser realizadas). A burocracia também possui suas disfunções como defender interesses pessoais na empresa, excesso de regras, falta de controle da autoridade, mecanismo, limitação da criatividade, resistência a mudanças.
Weber percebeu que a burocaria é a mecanização das empresas, assim como as máquinas mecanizam a produção.
Todas as empresas tem sua organização formal e informal. A formal é aquela que define cargos, segue procedimentos, busca produtividade, segue a política empresarial. A informal é a relação entre os funcionários, comportamentos não