Costumes
COSTUME – Se refere não a valores ou ideia de “certo e errado”, mas a comportamentos, que são seguidos sob medo de sanção social, ou seja, sob pena de sermos mal vistos, mal tratados ou mal falados pelas pessoas em volta. Seguimos às vezes um costume até mesmo se ele for contra nossa ideia do que seja moral, só para que não sejamos censurados pela sociedade.
Costumes são a maneira cultural de uma sociedade manifestar-se. A partir da repetição, constituem regras que, embora não escritas como as leis, tornam-se observáveis pela própria constituição de fato da vida social.
Um costume é um modo habitual de agir que se estabelece pela repetição dos mesmos actos ou por tradição.
Os costumes e tradições estão sempre ligados com a identidade e o sentimento de pertence dos indivíduos que formam uma comunidade. Os costumes são formas, atitudes, valores, ações e sentimentos que em geral têm sua raiz em tempos imemoráveis e que, em muitos casos, não têm explicação lógica ou racional, mas que simplesmente foram estabelecendo com o tempo até tornarem-se quase irrevogáveis. Todas as sociedades possuem seu sistema de costumes, sendo algumas delas mais evidentes que outras.
Usos de um povo que, repetidos ao longo do tempo, formaram a sua cultura tradicional. Os costumes resultam de práticas que se tornaram habituais numa sociedade e que, por isso, passaram a constituir um conjunto de regras estabelecidas e respeitadas no seu seio. Elas representam a maneira de pensar e de agir que se foi transmitindo, ao longo de gerações, no interior de um grupo.
Os costumes podem